Estragos provocam prejuízos ao bem público; em muitos casos, a limpeza não é suficiente e é preciso repintar os equipamentos
Os abrigos de ônibus de Santo André, que têm a função de proteger os passageiros do sol e da chuva, vêm sendo alvo de vandalismo, especialmente por pichações e depredações. O problema gera transtornos para os usuários do transporte coletivo e custos adicionais para a administração municipal.
Segundo a SA-Trans, em várias situações, a simples limpeza não resolve os danos, sendo necessário repintar ou substituir partes das estruturas, o que eleva ainda mais as despesas com manutenção e acarreta prejuízos tanto ao munícipe quanto ao Município. O vandalismo, além de ser crime previsto em lei, prejudica diretamente a população que utiliza diariamente os pontos de ônibus e espera contar com um espaço adequado, limpo e conservado.
A SA-Trans e a Prefeitura de Santo André estudam ações de conscientização e de reforço da segurança nos abrigos.
Nos últimos meses, Santo André avançou com o PROMOBI - Programa de Modernização da Mobilidade Urbana, implantando 75 novos abrigos, 26 novos ônibus e contabilizando mais de 200 manutenções em pontos de ônibus, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade para os usuários do transporte coletivo.