Operações permanentes da SA-Trans já resultaram em sete apreensões de veículos clandestinos em 2025
Santo André, 19 de novembro de 2025 – A Santo André Transportes (SA-Trans), segue intensificando as ações de combate ao transporte escolar clandestino na cidade. Nesta quarta-feira (19), um carro de passeio foi apreendido em frente à EMEIEF Miguel Sanches Ruiz, no bairro Cidade São Jorge. O veículo transportava cerca de sete crianças e a condutora não possuía habilitação nem documentação do veículo, além de constar outras pendências administrativas, como falta de licenciamento.
Somente entre janeiro e outubro deste ano, foram registradas sete apreensões de veículos pelos agentes de fiscalização da SA-Trans, e que realizavam o serviço de forma irregular. As ações contam com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), da Secretaria de Mobilidade Urbana, que atuam em conjunto com as equipes de fiscalização da SA-Trans para garantir maior eficiência e segurança na prestação desse serviço. As abordagens são realizadas diariamente nas entradas e saídas de escolas estaduais, municipais e particulares.
"
Estamos trabalhando lado a lado com os transportadores escolares regulares, ouvindo suas demandas e fortalecendo condutas que protegem a vida das crianças. A operação reforça a importância do respeito à legislação e valoriza os profissionais que prestam um serviço seguro e de confiança para a população", destacou o diretor da SA-Trans, Ageu Padoveze.
Durante as apreensões foram flagrados veículos particulares, com capacidade para cinco pessoas, transportando até dez alunos, sem cinto de segurança e sem os dispositivos obrigatórios, como cadeirinha ou assento de elevação, exigidos pela legislação para esse tipo de veículo. Todos os veículos irregulares foram recolhidos ao pátio do Detran.
A SA-Trans reforça que o transporte clandestino coloca em risco a integridade das crianças e adolescentes, e orienta pais e responsáveis a sempre verificar as condições do serviço contratado. Denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais, pelo e-mail faleconosco@satrans.sp.gov.br, pelo aplicativo Colab, no 0800-019-1944 e 4433-7533, ou ainda no setor de atendimento da SA-Trans, que funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Rua Ilhéus, 61.
"
Nosso compromisso é garantir a segurança das crianças e a tranquilidade das famílias. A fiscalização contra o transporte escolar clandestino é firme, mas sempre acompanhada de diálogo com a categoria, que é fundamental para construir soluções responsáveis e preservar a qualidade do serviço na nossa cidade", pontuou o Secretário de Mobilidade Urbana, Almir Cicote.