No dia em que comemoramos a força e a independência da mulher, a SA Trans celebrou a formatura da primeira turma do curso gratuito de capacitação exclusiva para mulheres, uma parceria da empresa, Secretaria de Mobilidade Urbana, a Escola de Ouro Andreense e o SEST/SENAT.
As alunas agora são motoristas de ônibus formadas. A iniciativa já começou a dar resultados: duas participantes já conseguiram colocação no mercado de trabalho. “Sou motorista de ônibus profissional há 5 anos. Eu amo dirigir. Resolvi fazer o curso para me capacitar ainda mais. Logo que comecei, as portas se abriram e consegui o emprego”, contou Simone Carobeno.
A capacitação também fez a diferença na vida da Marli Campos, a segunda aluna que conquistou um emprego. “O curso ajudou muito. Foi bom para mim. Gostei das matérias, o professor deixou a gente bem a par do que está acontecendo”.
Para as duas motoristas, atividades que capacitem a mulher são importantíssimas. “É uma ótima iniciativa da Prefeitura de Santo André. Serve de exemplo para as outras prefeituras, que deveriam ajudar as mulheres a entrarem no mercado de trabalho para ter o seu próprio dinheiro e a sua independência”, destacou Simone.
Já Marli, ressaltou o papel fundamental do estudo na vida profissional. “Acho que as mulheres precisam se aperfeiçoar cada vez mais”.
Cursos em andamento
Essa foi a primeira formatura, mas a qualificação continua. Temos vagas para os cursos de motorista de ônibus, de transporte de carga e transporte escolar. As aulas são totalmente gratuitas e as inscrições já estão abertas pelo link: https://bityli.com/4bqLF. Para participar é necessário ter CNH com as categorias D e E.
A capacitação faz parte do Programa de Mobilidade Urbana de Santo André, financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e em parceria com o Serviço Social do Transporte, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e a Escola de Ouro Andreense.